segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma se elegeria mesmo sem os votos do Norte e do Nordeste. As duas regiões apenas aumentaram a diferença.


Pessoas descontentes com a eleição da petista Dilma Rousseff atribuíram aos eleitores da região Nordeste peso decisivo no resultado do segundo turno, neste domingo (31). Porém, os nordestinos apenas aumentaram a vantagem que a futura presidente obteve no resto do País. Considerando apenas Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, ela somou 1.873.507 votos a mais do que o tucano José Serra.

E, antes que novos discursos discriminatórios - canalizados contra o Nordeste na internet - se direcionem a outro alvo fácil, o Norte, vale destacar que Dilma também ganharia a eleição sem o saldo positivo de 1.033.802 votos com que os nortistas lhe agraciaram.

O Sudeste, idealizado pelos críticos de nordestinos e nortistas como bastião do PSDB, deu à petista 1.630.614 eleitores a mais do que seu adversário. Esta quantidade supera em 839.695 votos a soma das vantagens que Serra teve no Sul, 656.485, e no Centro-Oeste, 134.434.

TERRA MAGAZINE

Embora o candidato tucano tenha acumulado 1.846.036 votos a mais do que Dilma em São Paulo, ele perdeu no segundo e no terceiro maiores colégios eleitorais do País, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente com saldo negativo de 1.797.831 e 1.710.186.

4 comentários:

  1. Para esclarecer que a xenofobia aos nordestinos é gratuita e infundada http://blogdopinduca.blogspot.com/2010/08/olsa-familia-saiba-mais-e-dados.html

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar que São Paulo, o estado que deu vitória a Serra elegeu Tiririca com seu deputado estadual. É pra se pensar...

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Cláudio.
    Chega de tapar o sol com a peneira. Sei que LIVRE PENSAR É SÓ PENSAR, diria Millôr, mas essa história de desqualificar o voto quando ele é contrário a meus interesses já está enchendo o saco.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sou do norte (Belém do Pará) e confesso que essa segregação pela qual minha região e o nordeste passam já me incomodou muito mais. Hoje nem tanto. Mas é muito irônico que regiões historicamente privilegiadas no processo de constituição deste país, como é o caso do sul e sudeste, carregadas de um pseudo-intelectualismo, elejam como seus representantes políticos figuras como Tiririca. E o mais arrogante dos pseudos-Intelectuais deve pensar no momento da leitura deste comentário: "Mas eleger o tiririca foi um protesto". E os "ignorantes" das regiões norte e nordeste respondem: "QUE PROTESTO MAIS ESTÚPIDO". Grande abraço e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir