E eu estudei "História da Bahia" na escola e este e outros fatos foram completamente omitidos, mas a história é contada pelos vencedores. Felizmente tudo isto pode ser recuperado, ainda há tempo.
Prezados amigos, o artigo abaixo está diretamente ligado com o tema do bombardeio de Salvador. Também a guerra no Ceará entre os jagunços do Padre Cícero e as forças governamentais, que terminaram com o recuo do governo. Neste caso, o jornalista Lira Neto conta a história direitinho e com ares cinematográficos no livro "Padre Cícero - poder, fé e guerra no sertão", pela Companhia das Letras. A descrição da jornada dos jagunços de trem (tomado de assalto) desde Juazeiro até Fortaleza, saqueando e tocando fogo nas principais cidades da rota é simplesmente impressionante. O vídeo sobre Salvador merece um texto mais longo, claro, que contextualize e detalhe os eventos. Mas, já valeu pela rememoração daqueles dias. Um abraço, valeu pelos comentários.
Excelente Claudio!
ResponderExcluirMuito bom mesmo!
Histórias da Minha terra...
Parabéns disconhecia esse história...
ResponderExcluirE eu estudei "História da Bahia" na escola e este e outros fatos foram completamente omitidos, mas a história é contada pelos vencedores. Felizmente tudo isto pode ser recuperado, ainda há tempo.
ResponderExcluirPrezados amigos, o artigo abaixo está diretamente ligado com o tema do bombardeio de Salvador. Também a guerra no Ceará entre os jagunços do Padre Cícero e as forças governamentais, que terminaram com o recuo do governo. Neste caso, o jornalista Lira Neto conta a história direitinho e com ares cinematográficos no livro "Padre Cícero - poder, fé e guerra no sertão", pela Companhia das Letras. A descrição da jornada dos jagunços de trem (tomado de assalto) desde Juazeiro até Fortaleza, saqueando e tocando fogo nas principais cidades da rota é simplesmente impressionante. O vídeo sobre Salvador merece um texto mais longo, claro, que contextualize e detalhe os eventos. Mas, já valeu pela rememoração daqueles dias. Um abraço, valeu pelos comentários.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir