terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A gigante da música EMI é comprada pelo Citigroup

A EMI tem um novo dono. Ninguém mais, ninguém menos que o gigante bancário estadunidense Citigroup, que acaba de assumir o controle de Maltby Acquisitions Limited, a matriz da discografia dos Beatles. O montante da transação é desconhecido.

É um novo capítulo que marca a história da indústria da música na última década, que está passando por um projeto de revolução tecnológica, impulsionada por downloads digitais através da Internet. O disco físico é uma coisa do passado (não apenas a velha 'bolacha' de vinil, mas praticamente também o CD), quase incapazes de competir por canções vendidas individualmente e em um clic através de plataformas electrônicas, como o iTunes.

E essa mudança na forma de consumir música, vídeo e conteúdo em geral, observa-se nas contas dos dinossauros da música. A EMI acumula uma dívida estimada em £3,400 milhões.

O registro de artistas do porte de Robin Williams, Beatles, Pink Floyd, Iron Maiden Coldplay e Kylie Minogue, que tem um grande catálogo no iTunes, vai no negócio. No Brasil estão em seu catálogo Marisa Monte, Marcelo D2, Ney Matogrosso, Seu Jorge O acordo com o Citigroup, segundo analistas, retira alguma incerteza sobre o futuro da empresa. O que resta saber agora é se o banco vai decidir revender e quem se disporia ao negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário