quarta-feira, 16 de março de 2011

Os 50 heróis de Fukushima. (do jornal El Pais)


Mientras el pánico nuclear provoca escalofríos en todo el planeta, un puñado de medio centenar de valerosos hombres y mujeres permanece firme ante el monstruo de Fukushima, combatiéndole armados con agua de mar. Ante acontecimientos terribles, a menudo, los seres humanos encuentran dentro de sí una valentía que quizá en la vida cotidiana dudaron tener. Un grupo de ingenieros, técnicos, bomberos y operarios -muy conscientes del nivel de radiación y no obligados al sacrificio por una dictadura brutal- se interpone entre el desastre y el resto del mundo.

Enquanto o pânico nuclear provoca calafrios em todo o planeta, um punhado de meia centena de valorosos homens e mulheres permanece firme ante o monstro de Fukushima, combatendo-o armados com água do mar. Ante acontecimentos terríveis, os seres humanos encontram dentro de si uma valentia que, provavelmente, na vida cotidiana duvidariam possuir. Um grupo de engenheiros, técnicos, bombeiros e operários muito conscientes do nível de radiação e sem estarem obrigados ao sacrifício por uma ditadura brutal, se interpõem entre o desastre e o resto do mundo.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO EL PAÍS.

2 comentários:

  1. Realmente são heróis. É claro que eles sabiam que o mais provável destino deles seria a morte por contaminação e mesmo assim aceitaram o desafio. Pelos seus filhos, parentes, amigos, mas também por toda a nação. Isso é ser herói. Por isso temos tão poucos heróis de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Ao desafiar a própria morte, a coragem desses homens e mulheres lembram os kamikazes: os pilotos japoneses suícidas que, na Segunda Guerra, arremessavam suas aeronaves contra os navios inimigos, numa tentativa de salvar o Japão da invasão. Só que agora eles são uma tropa de kamikases do bem. Verdadeiros heróis!

    ResponderExcluir