terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Falecimento de Euclides Nascimento, fundador da FETAPE e da CONTAG

Conhecido por sua trajetória de luta, voltada para o homem e a mulher do campo, morreu neste 26 de dezembro, vítima de uma parada cardíaca, Euclides Nascimento, carinhosamente conhecido como Chiquinho. Fundador e ex-presidente da Fetape, ele acompanhou o surgimento do movimento sindical rural pernambucano, na década de 60, sendo um líder-fundador dos primeiros sindicatos rurais deste estado.


Euclides integrou uma geração que organizou o movimento sindical em torno da 'luta pelos direitos', batendo-se pela construção e reconhecimento de direitos trabalhistas para os trabalhadores rurais em todo o país. Para as gerações atuais e urbanas, até a década de 1960 a forma majoritária de pagamento do trabalhador do campo era um vale que só podia ser usado nas mercearias dos próprios engenhos, fazendas e usinas, o tristemente célebre 'barracão'. Simplesmente não se tratava sequer de uma relação capitalista, já que não ocorria a circulação monetária. O primeiro estado do Brasil que fez uma lei para proibir o barracão foi Pernambuco, em 1962, após o Acordo do Campo, celebrado no primeiro mandato de Miguel Arraes entre sindicatos, fornecedores de cana, usineiros e governo. 

Euclides Nascimento, José Francisco e José Rodrigues constituíram o trio que organizou o sindicalismo rural no estado e no Brasil, através da criação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), com apoio da Igreja Católica. Em 1979, organizaram a primeira grande mobilização de trabalhadores rurais, marcando as grandes 'campanhas salariais' da década de 80. 


AQUI, você pode baixar a revista feita pela FETAPE nos 40 anos da fundação da entidade, em 2002. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário