sábado, 23 de outubro de 2010

Programa Consensus debate as eleições 2010 (4/4).


Programa Consensus debate o primeiro turno das eleições 2010. O voto dos evangélicos, o clientelismo, religião e política, os desafios dos eleitos. Com o pr. Roberval Goes, bispo Robinson Cavalcanti e os professores Hely Ferreira e Cláudio Souza.

5 comentários:

  1. Adorei esse debate sobre as eleições de primeiro turno. A respeito do petismo e do lulismo, tenho uma duvida... Nao se torna muito perigoso pra democracia brasileira ter 3 mandatos seguidos de uma mesma ideologia? 2 mandatos de lula onde ele exerceu seu jeito de gorvernar ao inves do jeito do partido e talvez 1 mandato de dilma, que é apadrinhada de lula e nao sei se visivelmente desde o inicio de sua campanha demonstra querer governar o Brasil com Lula por trás, como marionete dele.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que tenha gostado, o que não significa concordar com tudo, é claro, mas o debate é exatamente para que possamos ter possibilidades de ter acesso a várias opiniões e exposições de argumentos sobre determinado assunto. Quanto a tempo de mandato, não há nenhuma relação entre o seu tempo e a 'redução' da democracia. Vejamos. Franklin Roosevelt ganhou quatro eleições seguidas nos EUA, morreu [naturalmente] no início do quarto mandato e os democratas ainda elegeram o sucessor; Margaret Tatcher governou a Inglaterra de 1979 até 1994, quando o partido conservador perdeu votos e a substituiu por outro primeiro ministro do mesmo partido, John Major, que ficou apenas dois anos no cargo, quando os Trabalhistas ganharam o parlamento e nomearam Tony Blair. Este, por sua vez, governou de 1998 até 2008, quando foi substituído por Gordon Brown, do mesmo partido, que perdeu as eleições este ano. Os Republicanos elegeram Reagan nos EUA em 1980, reelegeram em 1984 e emplacaram George Bush [pai] em 1988. Governaram 12 anos seguidos, quando a crise econômica levou os americanos a devolver a presidência aos Democratas com Bill Clinton em 1992.
    Os próprios membros do PSDB governam São Paulo ininterruptamente desde 1990! Vinte anos no governo e alguém aparece dizendo que São Paulo não é uma democracia? É isso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Professor sou eu de novo, tenho duas dúvidas.A primeira delas desrespeito as promessas políticas dessas eleições,quando Serra fala que vai aumentar o salario mínimo para 600,00 reais e proporcionar 13° ao bolsa familia, eu sei que vai ajudar mais as pessoas, só que não seria uma grande quantia despendida para tal fim? a inflação corre algum risco?
    Outra coisa, Serra falou que ia incentivar as pequisas tecnologicas dando incentivo as empresas privadas....isso faz sentido?

    ResponderExcluir
  4. Hoje saiu uma reportagem no JN sobre a liberdade de imprensa...que alguns estados como Ceará e Alagoas estão estudando em suas camaras uma proposta de controle....como é que funciona de verdade? Pois é claro que no Brasil existe um quarto poder que está muito interessado em se manter no posto a fim de defender seus interesses ou será que os Governos desses estados são prototipos da politica de Hugo Chaves?

    ResponderExcluir