sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Saiu o resultado da UFPE: seis dos dez primeiros lugares são de música! O primeirão é de escola pública.


Os cursinhos e os grandes grupos educacionais estão estrebuchando de raiva. Não emplacaram suas figurinhas carimbadas entre os primeiros lugares. Terão que arrumar outras manchetes para publicar no lugar de seus 'tradicionais' campeões! kkkkkkk. É por isso que a campanha contra o ENEM está tão feroz e acirrada, liderada pelos grupos Abril, Globo e Folha de São Paulo. Todos passaram a investir no mercado de cursinhos e preparação de 'apostilas' e publicação de material didático. O ENEM privilegia uma avaliação que não se concentra apenas na 'decoreba' de fórmulas e cálculos, abre espaço para as ciências humanas e fortalece a escola pública. Tem problemas operacionais que ficaram óbvios e não podem ser desculpados, mas numa avaliação geral, provou que é muito bom.

9 comentários:

  1. É isso ai!!! Como já dizia o sábio Zagalo: Eles vão ter que "me" engolir (ou melhor, engolir os feras). kkkkkkkkkkk. Viva o ENEM, Viva Lula, Viva Fábio, Viva Cláudio, Viva eu, Viva Gaspar, Viva o povo daqui, Viva o povo de lá... kkkkkk. Desculpe-me pela euforia, a culpa não é minha, e sim, do resultado.

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  2. Sem dúvida, só de não ver os grandes grupos empresariais no meio da lista, já dá uma alegria da gota! hehehe! Mesmo não sendo ingênuos, e sabendo que tem muita coisa, mas muita mesmo, pra melhorar.

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  3. Caros amigos, calma lá! Alguma coisa está errada! 6 primeiros lugares em música? E de escola pública (lembro aos amigos que eu vim de Escola Pública, desde a antiga 5ª série, ok?) Como foi computada a nota? Quais os critérios para avaliação? O "Exame de Habilidade Prática" entra no cômputo? Então, quem fosse fazer um curso para gastronomia poderia ser avaliado na preparação de alguma iguaria? E se fosse fazer educação física, poderia computar a nota de um teste de algum esporte? Ou seja, se o cara foi fazer Física, Química, Letras etc., TEM QUE CONCORRER APENAS COM A PROVA INTELECTUAL com alguém que concorre com UMA PROVA PRÁTICA. Sendo assim, a habilidade prática aumenta a vantagem. Sem contar o benefício do "dízimo" para os estudantes públicos.
    Enfim, não há isonomia: o aluno particular NÃO conta com nenhum incentivo, pois é de rede privada. Já o aluno público, com a baixa qualidade de ensino, precisa de um "empurrãozinho" (não estou reclamando....hehehe).
    Vejam o que disse o "primeiro lugar": "não estudei tanto quanto gostaria, mas fiz o que pude". Tirou 10 "solfejando" e tocando "um instrumento musical". Tenham paciência!

    É muita igualdade para encobrir a incompetência do Estado.

    Vão ao link: http://acertodecontas.blog.br/educacao/covest-faz-lambana-geral-na-divulgao-dos-primeiros-lugares-do-vestibular-da-ufpe/ ou no meu blog e vejam que o negócio não é assim como pensam: é pura propaganda e MAIS uma MANCADA da "companheira" Dona Lícia Maia. Assim, nada de euforia antes do tempo. Bom seria se fosse verdade. Quero ver as escolas públicas como as MELHORES, os professores recebendo os MELHORES SALÁRIOS, o ambiente escolar climatizado, cadeiras confortáveis, paredes limpas, banheiros conservados, computadores com internet para pesquisas educacionais, laboratórios....mas quê?

    Ainda bem que temos as Escolas de Referências, não é? Para mim, um grande projeto (estou falando sério, ok?)

    Cláudio, não se esqueça que são os "grandes grupos empresariais" que mantém MILHARES de empregos, e pagam os melhores salários (inclusive professores de rede pública vão lá "fazer um bico"(e que bico! Algumas pagam até R$ 50,00 h/a!), os altos impostos, melhor qualidade de estudo etc. Aliás, você mesmo trabalhou num "grupo empresarial" deste, não foi?

    Bom, aguardemos as notícias, se vierem. Ainda bem que temos os blogs que divulgam o que não sai no JC, na FOLHA PE, no DP, na ISTOÉ, na CARTA CAPITAL etc. etc.

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  4. Oi Gaspar. Você está correto em lembrar para ninguém embarcar em ufanismo, até porque a escola pública estadual está efetivamente abandonada, excessão para as escolas integrais. Concordo também que elas são a melhor coisa que aconteceu no estado. Mas dá um prazer imenso ver o comboio de mercadores da educação bufando com o resultado. kkkkkk. Discordo de sua classificação de 'intelectual' e 'artístico'. E as inteligências múltiplas? kkkk. Elas servem no discurso, mas valorizaremos sempre quem decorou a regra do algoritmo da equação do seno na quinta potência? kkkkkk. Relegaremos sempre as ciências humanas a 'primos pobres' do campo geral das ciências (fato evidenciado pelos salários bastante diferenciados que estes profissionais tem em relação a outras atividades que exigem curso superior)? As políticas de ação afirmativa em relação aos alunos de escola pública nunca serão consensuais. De minha parte acho absolutamente necessárias e entendo que a universidade tem um papel fundamental na formação da classe média. Franklin Delano Roosevelt sabia disso e criou um gigantesco PROUNI nos EUA destinados a militares que chegavam da guerra e contribuiu para a formação da classe média americana nos 30 anos seguintes. Efeito semelhante o nosso PROUNI terá para a próxima geração (o Recife e a RMR, hoje, já tem um terceiro horário de 'rush', por volta das 22/23 horas, com a turma que regressa das faculdades para casa. é uma revolução que está em curso).

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  5. A política de cotas da UPE é particularmente inteligente. 20% das vagas devem ser ocupadas por alunos oriundos da rede pública. Vamos lá. A regra, Gaspar, só vai impactar os cursos 'clássicos' de Medicina, Engenharia, Odontologia e semelhantes. Nas unidades do interior já há, sem cotas, bem mais que esse percentual. Mas nestes cursos, principalmente Medicina, assistia-se a um dos mais perversos mecanismos de perpetuação de desigualdades sociais (no Brasil, em minha modestíssima opinião, mas sei que muita gente boa e inteligente diz isso com brilhantismo, a educação é um mecanismo que perpetua desigualdades). Com 120 vagas na UPE, o curso era repleto de filhos e netos de outros médicos. A média para entrar no curso ficava perto de 9. Excelentes alunos que tiravam 7/8 ficavam sempre de fora. As cotas trouxeram esse pessoal para, pelo menos 24 destas vagas. Isso é o mais eficaz mecanismo de estímulo à formação de uma classe média. Os alunos que entram pela cota não são ruins, muito pelo contrário, afinal desde quando emplacar 8 em um vestibular é coisa de mané? Mas, eles ficariam de fora porque não alcançavam as imediações do 9. Perfeito. Enquanto isso, a sociedade precisa pressionar pela melhoria da escola pública. kkkkk. Mas isso tá meio difícil. Olha o círculo vicioso: a maioria não tá nem aí porque seu filho já está em uma escola que ele pensa que é boa (não sei o que há de bom em uma 8a. série com 60 alunos e numa escola sem biblioteca, mas...). Aí, além de não se reclamar efetivamente, também se defende o fim das cotas. Nem uma coisa nem outra. Por sinal, o salário de um professor do estado de Pernambuco hoje, para 30 horas semanais é de 780,00 e para 40 horas 950,00. No primeiro caso o professor dá 21 aulas por semana em sala e no segundo 28 aulas por semana em sala. Quem ensinar em um dos centros integrais tem uma gratificação de 120 ou 130% sobre esses valores, que só vale enquanto estiver trabalhando no referido centro e não vai no salário quando se aposentar! Parece piada. Ah, só um detalhe: esse salário é quase o dobro que era pago no governo de Jarbas! Dá pra entender como o negócio tava ruim?

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  6. Caro Claudio, Caro Gaspar,

    A "isonomia" só é cobrada quando os cursinhos são prejudicados?U
    Quando ocorrem diferenças como um aluno que trabalha durante o dia e estuda à noite contra outro que só precisa estudar, a isonomia não vale?
    O Choro é livre.

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  7. conheço muitas pessoas que passaram em medicina, tá certo que elas não trabalhavam, mas a rotina é tão cansativa quanto do primeiro lugar da federal. ou vocês não acham que estudar várias madrugadas para poder ser o melhor(já que para entrar em medicina ou direito tem que ser o melhor mesmo, por causa da grande concorrência) não é muito cansativo? eu mesmo, pretendo passar em medicina esse ano, pego dois ônibus, pego engarrafamento, fico em pé no ônibus, quem acha que isso não deixa uma estudante(terceiroanista) MUITO cansada está bem enganado, ok!

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  8. Ô, Sabrina, mas eu não disse que pessoas como você não têm uma rotina cansativa.
    Só não podemos comparar com as pessoas que trabalham porque precisam. A concorrência nesse caso é desleal, pois, por mais que você se canse, seu foco é único. Já quem trabalha se divide. Logicamente tem as chances reduzidas, entendeu?
    E mais: ninguém que só estuda foi prejudicado, principalmente nesse caso da UFPE. Apenas os cursinhos perderam o seu motivador publicitário principal. Só isso.
    Um abraço.

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  9. Esse ano vai ter cursinho chorando pra conseguir alunos de escolas publicas q pretendem cursar música.. :P

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