sábado, 3 de julho de 2010

Toda a Região Metropolitana do Recife terá rede de internet sem fio


Do JC Online
Toda a Região Metropolitana do Recife terá acesso à rede sem fio de internet gratuitamente. A iniciativa faz parte de um plano do Governo de Pernambuco que deu o pontapé inicial nesta sexta-feira (2) com o início dos testes em Casa Amarela, Zona Norte da capital pernambucana.

Hoje, antenas retransmissoras da rede foram disponibilizadas na Escola Dom Vital localizada no bairro. O objetivo é que estudantes e também moradores num raio de até 200 metros de distância da unidade de ensino tenham acesso à internet. Os testes serão feitos durante 60 dias.

A expectativa é que até o final do ano toda a Região Metropolitana do Recife num raio que vai de Itamaracá até Ipojuca, chegando a São Lourenço da Mata a oeste possa já estar também com a rede.

Inicialmente, a velocidade será de 90 megabits por segundo. Segundo o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), que está gerenciando a rede, Frederico Montenegro, o objetivo é permitir que o cidadão possa acessar a internet, principalmente as pessoas de classe média baixa.

Ele também acredita que a rede não competirá com os provedores pagos, porque as pessoas poderão continuar pagando para ter uma velocidade maior e também para atender outras necessidades.

A rede será instalada em escolas, postos de saúde e também em outros equipamentos públicos, como delegacias. O investimento no plano foi de R$ 1,7 milhão. Os recursos são do Governo do Estado.

3 comentários:

  1. Amei seu blog Ex-Professor..rsrs
    sds.

    ResponderExcluir
  2. Não deixa de ser uma bela iniciativa. Aqui no Rio de Janeiro, o governo do Estado já instalou rede sem fio em vários locais, inclusive em escolas, praias e até em favelas pacificadas. É a chamada universalização da internet e da informática que não tem mais volta. Tudo isso beneficiando também os grandes interesses econômicos da Oi, da Vivo, da Telecom, da Claro, da Tim, etc.

    Um grande abraço! :-)

    ResponderExcluir