segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Inglaterra (novamente) vai ao neoliberalismo: "Governo britânico anuncia cortes de R$ 16,6 bilhões de reais em gastos públicos".


Entre as medidas anunciadas, há um congelamento na contratação de novos servidores públicos e cortes de benefícios sociais.(...) “Pode haver milhares de empregos afetados por isso, pode haver medidas que prejudiquem o crescimento.(...)

LEIA A NOTÍCIA COMPLETA NO SÍTIO DA BBC BRASIL.

Tal qual o final dos anos 1970, quando os ingleses elegeram madame Tatcher em 1979 para primeira-ministra, o novo gabinete conservador anuncia um corte bilionários em... investimentos, infraestrutura, funcionalismo público e gastos sociais.

Naquele ano fatídico, a velha senhora foi acompanhada de sua caricatura masculina, o sr. Ronald Reagan. Ex-ator de filmes de cowboy e que via o mundo como uma daquelas paisagens desoladas de final de tarde onde o mocinho enfrenta o bandido em uma rua deserta, com lufadas de vento soprando montes de areia e de arbustos secos.

Ao mesmo tempo que anunciava cortes de gastos com saúde e educação, Reagan anunciou o seu "Programa Guerra nas Estrelas", inspirado - quem sabe! - no filme já então clássico de George Lucas, que foi às telas em 1977. Construiria um conjunto de satélites com grandes espelhos que, ao identificarem o lançamento de uma bomba nuclear pela URSS, dispararia um feixe de raios laser que destruiriam o artefato em pleno ar!!!

Pelo menos desta vez, os estadunidenses elegeram Obama no lugar dos republicanos de Reagan, Bush, Pallin, McCain e Rumsfeld.

Nenhum comentário:

Postar um comentário