quarta-feira, 7 de abril de 2010

Woodrow Wilson e o fim do isolacionismo dos EUA


Woodrow Wilson, presidente entre 1912 e 1920

Se tivermos de procurar o momento em que os Estados Unidos decidiram adotar uma política externa efetivamente 'externa', encontraremos as duas primeiras décadas do século XX. Por todo o século XIX os seus objetivos foram: (a) a expansão interna; (b) o desenvolvimento industrial; (c) a resolução da questão da secessão entre 1860/1865; (d) contrapor-se à influência inglesa.

Esse programa foi claramente indicado pela doutrina Monroe (1823), que anunciava a célebre "América para os americanos". Ela buscava ser um alerta para que os ingleses não interferissem no processo de independências da América Latina, algo sem muitos efeitos práticos, já que a Inglaterra efetivamente tornou-se a principal parceira comercial do Brasil e Argentina ao longo do século XIX. A declaração serviu para afirmar o propósito de não interferir nos conflitos europeus e avisar que, igualmente, não aceitaria ingerências sobre as questões americanas. Tal política externa foi denominada de "isolacionismo" e orientou os governos até a virada do século. Assim, toda a turbulência política que os europeus viveram no XIX, viveram sós. Os americanos recusaram-se a intrometer-se de qualquer forma nos "negócios europeus", poderíamos dizer, "confusões européias". Voltaram-se para si, afirmaram sua indústria, expandiram seu território [com a mácula de terem-no feito sobre o extermínio das populações indígenas] e identificaram na América Central uma 'extensão' de seu território, o seu 'quintal'.

O isolacionismo foi abandonado ao longo de duas gerações de políticos, entre 1900 e 1930. Foram fundamentais os presidentes Theodore Roosevelt (1901/1909, tio do outro presidente, Franklin Roosevelt, 1932/1945) e Woodrow Wilson (1912/1920).



O primeiro iniciou uma aproximação com a América do Sul, principalmente o Brasil [até então com estreitas relações econômicas com a Inglaterra] e participou da guerra contra a Espanha quando esta tentou impedir a independência cubana em 1898 [era o vice-presidente de Mckinley, que declarou a guerra e lutou na mesma como voluntário]. Também era historiador e naturalista, veio ao Brasil e participou de uma expedição pela Amazônia guiado pelo próprio Cândido Rondon. À época, a expedição virou um filme [hoje chamaríamos de documentário] e é importante lembrar que o interesse do presidente americano para além do naturalismo, explica-se também pela posição estratégica da região amazônica como produtora de látex, matéria prima para a fabricação dos pneus dos automóveis. A guerra hispano-americana afirmou o poder militar americano e sua hegemonia sobre o Caribe e expansão sobre a bacia do Pacífico, pois com o Tratado de Paris, ao final da guerra, os EUA conquistaram várias possessões espanholas, inclusive as ilhas Filipinas. Lembremos que são estas posições dos EUA no Pacífico que colocarão o país em rota de colisão com a expansão japonesa na mesma região.


(Da esquerda para a direita, Rondon é o segundo, Roosevelt é o penúltimo, ambos sentados em cadeiras)

Woodrow Wilson era do Partido Democrata, foi eleito em 1912 e rompeu com dezesseis anos de governos republicanos. Era presbiteriano e teve sólida formação religiosa com o pai, que era pastor da mesma igreja. Disléxico, formou-se em direito, depois foi doutor em ciência política e eleito reitor da Universidade de Princeton, governador de Nova Jersey e presidente em 1912. Wilson representou uma nova geração de políticos que procurava afirmar o poderio externo dos EUA. Consolidou o controle sobre a América Central [foi ele que inaugurou o canal do Panamá, interveio no México, na República Dominicana e no Haiti diante de conflitos locais que ameaçavam interesses americanos], integrou os judeus na política interna, reconheceu alguns direitos trabalhistas para os americanos, confirmou a responsabilidade dos estados em tratar da questão eleitoral [o que reforçou a segregação racial e a exclusão dos negros das eleições) e, finalmente, levou os EUA [depois de muita resistência do congresso, dominado pelos republicanos] a intervir na Grande Guerra européia em 1917. Ao final do conflito apresentou um conjunto de propostas que apontariam para uma nova ordem mundial mais equilibrada (os 14 pontos de Wilson), mas que foram rejeitadas pelos ingleses e franceses.



A entrada dos EUA na I Guerra e as propostas de Wilson para os acordos de paz [principalmente a criação da Liga das Nações} rompiam efetivamente com a doutrina Monroe e indicavam uma América disposta a exercer um papel de protagonista nas relações internacionais, contrabalançando o poder da França e Inglaterra. Entretanto, podemos pensar que os políticos ainda viviam uma certa "crise de adolescência" [aquela em ainda não se sabe bem ao certo o que se quer da vida, rsrsr]. Em meio a estas indefinições, o congresso controlado pelos republicanos recusou-se a permitir o ingresso do país na recém criada Liga das Nações. A principal iniciativa de Wilson na política externa foi nati-morta. A Rússia não ingressou por veto dos países europeus em represália a sua revolução socialista e os EUA pela rejeição dos republicanos.

Entre os 14 pontos também estavam a proposta da abolição da "diplomacia secreta" e a não responsabilização exclusiva da Alemanha pela guerra. Como sabemos Ambas também foram rejeitadas pelos ingleses e franceses. Como sabemos, essa foi uma combinação trágica. Criada sem a participação das duas nascentes potências políticas [EUA e URSS], a palavra que traduzia a Liga era "fraqueza". Eric Hobsbawn, historiador inglês, afirma que sua principal contribuição à política internacional foi 'a elaboração de estatísticas sobre os seus membros' [srsrs]. Aliado a isso, o Tratado de Versalhes impôs responsabilidades de indenizações bilionárias e exclusivas contra os alemães. Foram os dois elementos que contribuíram decisivamente para o revanchismo e a expansão do discurso extremista do partido nazista na década seguinte.

2 comentários:

  1. Professor, o senhor poderia mandar o gabarito das questões da edição atualizada do livro de Cláudio Vicentino? A unidade VI, até a questão 14 (só as múltipla escolha)! O gabarito do livro está errado, ele se repete em todas as unidades do livro. Desculpa ter que pedir por aqui, mas não tenho seu email. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ah, o senhor pode mandar para o email do terceiro ano? É terceirao.cmr@hotmail.com

    ResponderExcluir