sábado, 6 de março de 2010

06 de março de 1817

Nosso estado vivenciará amanhã as comemorações da sua "data magna". A data será marcada por palestras e atividades promovidas pelo governo estadual, embora já com menos divulgação do que no ano passado. Menos comemorações até pela própria imprensa.

A historiografia nacional privilegia até hoje os acontecimentos em torno da Inconfidência Mineira. Com a proclamação da república, o 21 de abril foi alçado à condição de data nacional. Acontece que o movimento de março de 1817 foi incomparavelmente mais importante que os acontecimentos de Minas, que não passou da fase do planejamento, da fase das conspirações. Em Pernambuco, 1817, foi proclamada a independência, a separação efetiva de Portugal, com a instalação de um governo autônomo que funcionou durante cerca de 70 dias. Pouco tempo, sob o aspecto meramente numérico, mas de uma importância monumental sob o aspecto simbólico. Inclusive a repressão feita pelo governo português foi muito mais violenta que em Minas. Em Pernambuco houve cerca de 1700 presos, centenas de execuções, degredo para a África, a Ásia (territórios do império português).

Durante o império, portanto, a memória sobre estes eventos foi simplesmente ocultada, haja vista que o império não tinha o menor interesse em tratar de um movimento republicano e de independência. Quando a república começou, algumas iniciativas foram tomadas para a exaltação desses episódios. No centenário dos eventos, em 1917, estabeleceu-se um feriado comemorativo, mas depois abandonado.

Pela redução das festividades, a data corre o risco de sumir do calendário novamente, desta vez pelas mãos dos próprios pernambucanos. É uma pena.

Um comentário:

  1. É uma pena mesmo. sempre bom um feriado a mais! rs

    mas é uma pena mesmo que a gente não valorize episódios tão importantes que aconteceram aqui. isso é, no mínimo, falta de auto-conhecimento :T

    ResponderExcluir