sexta-feira, 12 de março de 2010

Cartunista Glauco assassinado. Confira um pouco de seu trabalho.

"No começo dos anos 70, o encontro com o jornalista José Hamilton Ribeiro, que dirigia o "Diário da Manhã", em Ribeirão Preto, tirou o paranaense Glauco da fila do vestibular para Engenharia e o jogou direto para as páginas do jornal, já com uma tira: "Rei Magro e Dragolino".

Alguns anos mais tarde, em 1976, a premiação no Salão de Humor de Piracicaba abriu as portas do jovem cartunista para a grande imprensa. Em 1977, Glauco começou a publicar suas tiras esporadicamente na Folha de S. Paulo. A partir de 1984, quando a Folha dedicou espaço diário à nova geração de cartunistas brasileiros, Glauco passou a publicar ali suas tiras."

Confira o comentário completo AQUI.

Glauco e Angeli, seu companheiro constante em tiras e projetos editoriais, foram responsáveis pela edição da revista "Chiclete com Banana", que marcou a formação de uma geração de artistas cuja marca principal talvez seja a acidez da crítica cultural que faziam. Ninguém escapava: adolescentes neuróticos, fanáticos prevendo o fim do mundo, roqueiros, classe média, políticos, todos sempre retratados com um humor e ironia.

Um comentário:

  1. Por que todos os dias passa no jornal a mesma notícia sobre o assassinato desse cartunista? u.u'
    Se fosse um pobre não passaria.

    ResponderExcluir